sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Simão Sabrosa

Nome: Simão Pedro Fonseca Sabrosa
Data e local de nascimento: 31 de Outubro de 1979
Altura: 1,69 metros
Peso: 64 quilos
Clubes: Sporting, Barcelona, Benfica, Atlético de Madrid
Clube actual: Atlético de Madrid
Número: 20
Posição: Médio Ofensivo, extremo

Simão Sabrosa iniciou a sua carreira profissional no Sporting. Este jogador era utilizado como suplente no Sporting, por isso a justificação de poucos golos, mas quando deixou o Sporting pelo Barcelona, foi regularmente utilizado. Então Simão deixa o Sporting, marcando 12 golos em 53 jogos. Simão após ter jogado cerca de quatro anos no Sporting vai para o Barcelona por 15 milhões de euros, por volta de 2000, onde já se referiu, era frequente jogar. Simão, após uma temporada no Barcelona, foi transferido em Agosto de 2001, para o melhor clube que já existiu, o Benfica, onde fez a melhor carreira.
Deixou o Barcelona com muitos jogos, 46, mas com poucos golos, 3. Esta transferência que rondou os 12 milhões de euros, talvez tenha sido uma das melhores do Benfica, porque Simão deu o seu melhor no Benfica. Simão neste clube conseguiu cumprir 200 jogos na Liga Portuguesa. Em 2007 já se dizia que o Benfica tinha feito um contrato em que venderia o Simão por 20 milhões de euros ao Atlético de Madrid. A proposta de transferência tinha sido aceite, então Simão deixa o Benfica, o qual capitaneou várias vezes à vitória tendo marcado 76 golos em 172 jogos. No Atlético de Madrid, Simão, não se enquadra só marcando na primeira época 7 golos em 30 jogos.
No vídeo seguinte podem saltar o 1º minuto.



Miguel Gonçalves

Ronaldinho Gaúcho


Nome: Ronaldo de Assis Moreira
Data e local de nascimento: 21 de Março de 1980, Porto Alegre, Brasil
Altura: 1,82 metros
Pé: Destro
Clubes: Grêmio, Paris Saint-Germain, Barcelona e Milan
Clube actual: Milan
Número: 80
Posição: Avançado
Golos marcados: 167


A primeira vez que Ronaldinho jogou como profissional foi pelo Grêmio, onde apenas jogou três anos, mas foi o que bastou para despertar interesse a outros clubes. Cerca de 2001, Ronaldinho é transferido para a Europa, deixando 44 jogos pelo Grêmio e 21 golos. Após muitas confusões entre Grêmio e Paris Saint-Germain, Ronaldinho volta a jogar em Agosto de 2001 pelo seu novo clube, Pari Saint-Germain. Ronaldinho, neste clube fazia brilhantes jogos contra grandes equipas, mas com as mais fracas ele, não jogava muito. Ronaldinho em 2003 chamou cada vez mais atenção de clubes fortes, entre eles o Manchester United e o Barcelona. Mas como se sabe, Barcelona foi quem ganhou a luta pelo contrato. Ronaldinho após dois anos Pari Saint-Germain, troca este clube pelo Barcelona, marcando 17 golos em 55 jogos. Em 19 de Julho de 2003, o passe de Ronaldinho Gaúcho estava nas mãos do Barcelona, por 21 milhões de euros. Em 2004/05 Ronaldinho consegue o troféu de Melhor Jogador do Mundo, considerado pela FIFA. Em 2006 Ronaldinho era o jogador com mais valor comercial do mundo. Custava no mínimo 47 milhões de euros. Em 2008, Ronaldinho, volta a ser transferindo, mas para o Milan, deixando o Barcelona com 70 golos em 145 jogos. Não há muito a dizer sobre Ronaldinho no Milan, apenas uma pequena curiosidade, de o número 80 da camisola tem a ver com o facto de ter nascido nos anos 80.

Ronaldinho estreou pela primeira vez na selecção brasileira em 1999, num jogo contra a Letónia, na selecção brasileira Ronaldinho Gaúcho, no total marcou mais de 45 golos em aproximadamente 108 jogos.



Miguel Gonçalves

Cristiano Ronaldo


Nome: Cristiano Ronaldo dos Santos Aveiro
Data e local de nascimento: 5 de Fevereiro de 1985, Funchal, Portugal
Altura: 1,86 metros
Peso: 84 quilos
Pé: Destro
Clubes: Sporting, Manchester United, Real Madrid (sem ser de infância)
Clube actual: Real Madrid
Número: 9
Posição: Médio ofensivo ou avançado

A estreia profissionalmente deste jogador foi pelo Sporting, o qual neste clube jogou por cerca de dois anos, fazendo 25 jogos e apenas 3 golos. Após uma belíssima exibição frente ao Manchester United, onde Sporting saiu vitorioso por 3-1, este clube demonstrou um grande interesse pelo jovem jogador, o qual em 2003, que valeu ao Manchester 17, 35 milhões de euros. Neste clube Cristiano Ronaldo ficou cerca de seis anos, onde evoluiu bastante, até se tornar o melhor jogador do mundo, jogando um total de 196 jogos com 84 golos. Mas em 2008 havia rumores de que Cristiano Ronaldo, chegaria a ir para o Real Madrid, o que foi alvo de negação da parte do Manchester United. Mas a 11 de Junho de 2009, Cristiano Ronaldo foi transferido para o Real Madrid por 94 milhões de euros, esta é conhecida como a venda mais cara do mundo do futebol, por este clube, Cristiano Ronaldo quase tem a média de um golo por jogo, que é um excelente caminho para conquistar novamente a bota de ouro.

Foi convocado pela primeira vez à selecção nacional de Portugal, apenas para um jogo amigável, mas também tendo uma grande presença no Euro 2004, Mundial 2006 e Euro 2008. No Mundial 2006, foi considerado um dos melhores jogadores jovens, onde Portugal nesse torneio fica em quarto lugar. Cristiano Ronaldo, sem contar com os jogos de Sub 21, jogou num total de 68 jogos pela selecção nacional, marcando 22 golos. Continua a jogar, mas agora pelo mundial 2010, para o qual Portugal já foi aprovado e conhecerá o seu adversário em breve.





Miguel Gonçalves

Kaká

Nome: Ricardo Izecson dos Santos Leite
Data e local de nascimento: 22 de Abril de 1982, Gama, Brasil
Altura: 1,86 metros
Peso: 82 quilos
Pé: Destro
Clubes: São Paulo, Milan, Real Madrid
Clube actual: Real Madrid
Número: 8
Posição: Médio
Golos na carreira: 122

Kaká fez estreia como profissional em 2001, pelo São Paulo, frente a Botafogo, no qual marcou dois golos em apenas cinco minutos. Apenas jogou cerca de dois anos pelo São Paulo, o qual marcou 23 golos em 59 jogos. Kaká era para ir para o Chelsea, por 12 milhões de euros, mas acabou por preferir ir para o Milan. Esta compra, foi pela maior parte do tempo no banco, mas depois de várias substituições pelo Rui Costa, Rivaldo, Kaká começou a surpreender a todos com a sua forma de jogar tornando-se a principal estrela da equipa. Kaká não foi uma presença qualquer para o Milan, marcou 70 golos pelo Milan num total de 193 jogos. Na temporada 2004/05, Kaká era já um dos melhores jogadores do mundo. A meio da temporada 2007/08 uma proposta de Manchester City a Kaká por 105 milhões de euros, a proposta foi recusada, que podia ter sido a transferência mais cara do futebol mundial. Em 2007 Kaká ganha a Bola de Ouro e é conhecido pelo melhor jogador do mundo, assim salientado vários interesses de diversos clubes. Mas no dia 10 de Junho foi confirmada uma transferência do Kaká para o Real Madrid num valor de aproximadamente 65 milhões de euros, menos 40 milhões do que o Manchester City havia oferecido, o que leva a pensar que tenha sido um mau negócio. Aproximadamente 6 anos, Kaká troca Milan pelo Real Madrid. Não há muito a dizer sobre Kaká no Real Madrid, pois tal como Cristiano Ronaldo a transferência é recente, a sua estreia oficial no Real Madrid, foi em 29 de Agosto de 2009.

Foi chamado pela primeira vez à selecção brasileira em 2002, sendo logo convocado para o Mundial desse ano. Kaká já realizou cerca de 73 jogos por esta selecção marcando mais de 25 golos e continua a ser convocado habitualmente.







Miguel Gonçalves

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

IDA AO CINEMA

A malta do 8ºA vai ao cinema na sexta-feira, dia 18/12.A malta do 8ºA vai encontrar-se frente à escola, pelas 12h30. O que vamos fazer :
1. Encontramo-nos todos na Escola;
2. Apanhamos o Autocarro;
3. Compramos os bilhetes pro cinema;
4. Vamos almoçar;
5. Damos uma volta;
6. Vamos ver o filme;
7. Voltamos para a Escola;
8. Separamo-nos.
Quem quiser vir também basta aparecer.
Bem está aqui o Recado.
Boas Festas e um Feliz Natal a todos!!!!!!
Nicu e J.P.

A malta do 8º A :')




Rafaela e Inês Falca

Ler para Crer


Título: Não digas a Ninguém

Autor(a): Luísa Castel-Branco


Não existem segredos inconfessáveis nem perdões impossíveis. Três casais amigos decidem passar um fim-de-semana em conjunto, mas o aparecimento de uma mulher misteriosa, Benedita, vai transformar o que deveria ser um fim-de-semana tranquilo numa descida ao inferno, onde cada uma das personagens é confrontada com os seus medos e desejos proibidos. Luísa Castelo-Branco deixa-nos um retrato de nós próprios, dos nossos sentimentos, desejos mais íntimos e escondidos (muitas vezes de nós mesmos), o valor da amizade e o poder do amor e do perdão.

Bullying nas Escolas



Bullying é um termo inglês utilizado para descrever actos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (bully ou "valentão") ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz(es) de se defender. Também existem as vítimas/agressoras, ou autores/alvos, que em determinados momentos cometem agressões, porém também são vítimas de bullying pela turma.
No uso coloquial entre falantes de língua inglesa, bullying é frequentemente usado para descrever uma forma de assédio interpretado por alguém que está, de alguma forma, em condições de exercer o seu poder sobre alguém ou sobre um grupo mais fraco. O cientista sueco - mas que trabalhou por muito tempo em Bergen (Noruega) - Dan Olweus define bullying em três termos essenciais:
- o comportamento é agressivo e negativo;
- o comportamento é executado repetidamente;
- o comportamento ocorre num relacionamento onde há um desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas.
O bullying divide-se em duas categorias:
- bullying directo;
- bullying indirecto, também conhecido como agressão social.

O bullying directo é a forma mais comum entre os agressores (bullies) masculinos. A agressão social ou bullying indireto é a forma mais comum em bullies do sexo feminino e crianças pequenas, e é caracterizada por forçar a vítima ao isolamento social. Este isolamento é obtido através de uma vasta variedade de técnicas, que incluem:
-espalhar comentários;
-recusa em se socializar com a vítima
-intimidar outras pessoas que desejam se socializar com a vítima
-criticar o modo de vestir ou outros aspectos socialmente significativos (incluindo a etnia da vítima, religião, incapacidades etc).
O bullying pode ocorrer em situações envolvendo a escola ou faculdade/universidade, o local de trabalho, os vizinhos e até mesmo países. Qualquer que seja a situação, a estrutura de poder é tipicamente evidente entre o agressor (bully) e a vítima. Para aqueles fora do relacionamento, parece que o poder do agressor depende somente da percepção da vítima, que parece estar a mais intimidada para oferecer alguma resistência. Todavia, a vítima geralmente tem motivos para temer o agressor, devido às ameaças ou concretizações de violência física/sexual, ou perda dos meios de subsistência.
Tipos de bullying


Os bullies usam principalmente uma combinação de intimidação e humilhação para atormentar os outros. Abaixo, alguns exemplos das técnicas de bullying:
- Insultar a vítima; acusar sistematicamente a vítima de não servir para nada;
- Ataques físicos repetidos contra uma pessoa, seja contra o corpo dela ou propriedade;
- Interferir com a propriedade pessoal de uma pessoa, livros ou material escolar, roupas, etc, danificando-os;
- Espalhar rumores negativos sobre a vítima;
- Depreciar a vítima sem qualquer motivo;
- Fazer com que a vítima faça o que ela não quer, ameaçando a vítima para seguir as ordens;
- Colocar a vítima em situação problemática com alguém (geralmente, uma autoridade), ou conseguir uma ação disciplinar contra a vítima, por algo que ela não cometeu ou que foi exagerado pelo bully;
- Fazer comentários depreciativos sobre a família de uma pessoa (particularmente a mãe), sobre o local de moradia de alguém, aparência pessoal, orientação sexual, religião, etnia, nível de renda, nacionalidade ou qualquer outra inferioridade depreendida da qual o bully tenha tomado ciência.
- Isolamento social da vítima;
- Usar as tecnologias de informação para praticar o cyberbullying (criar páginas falsas sobre a vítima em sites de relacionamento, de publicação de fotos etc);
- Chantagem;
- Expressões ameaçadoras;
- Grafitagem depreciativa;
- Usar de sarcasmo evidente para se passar por amigo (para alguém de fora) enquanto assegura o controle e a posição em relação à vítima (isto ocorre com freqüência logo após o bully avaliar que a pessoa é uma "vítima perfeita").
Daniel

Reggae


O reggae é natural da Jamaica. Divide-se em dois tipos: O “roots reggae” (década de 60) e “dancehall” (década de 70). Este estilo musical é muito associado ao movimento rastafari.
O reggae é caracterizado pela crítica social, isto é, chama a atenção para os problemas sociais (a desigualdade, a fome, o preconceito, a pobreza).
Alguns cantores de Reggae:
Alpha Blondy; Bob Marley; Charles Lima; Desmond Dekker; Eek-A-Mouse; Laurel Aitken; Matisyahu; Patra.
Sara Barbosa

Kobe Bryant


Kobe Bean Bryant (Filadélfia, 23 de agosto de 1978) é um jogador de basquete dos Estados Unidos. Actua como ala-armador pelo Los Angeles Lakers. Filho do ex-jogador do Philadelphia 76ers e ex-técnico do time da WNBA Los Angeles Sparks Joe Bryant é tido como um dos maiores jogadores da atualidade e também de todos os tempos. Kobe foi o primeiro armador a ser escolhido no draft direto do High School na liga norte-americana.
Kobe, juntamente com o pivô Shaquille O'Neal e o vitorioso técnico Phil Jackson levou Lakers a três campeonatos consecutivos na NBA, a chamada dinastia nos Estados Unidos - 2000, 2001, 2002. Após a temporada 2003/04, Shaquille O'Neal saiu da equipa e Kobe tornou-se a estrela principal do Lakers, sendo o cestinha da liga por duas temporadas consecutivas: 2005/06 e 2006/07. Nessas temporadas Kobe quebrou vários recordes pessoais e também da liga. Em 2006, fez 81 pontos num jogo contra o Toronto Raptors, segunda maior pontuação de todos os tempos, atrás somente dos 100 pontos de Wilt Chamberlain, marcados numa partida em 1962. Contudo, há analistas da NBA que defendem que a peformance de Kobe foi melhor .
Desde a segunda temporada da carreira, Kobe foi titular em todos os jogos das estrelas da NBA, sendo MVP em três ocasiões: 2002, 2007 e 2009.

Foi o jogador mais valioso da liga norte-americana (MVP), na temporada 2007/08, após ter liderado a sua equipa melhor campanha na conferência Oeste, tida como uma das mais difíceis dos últimos tempos .No mesmo ano, Kobe foi medalha de ouro nas Olimpíadas de Pequim.
Em 2009, Bryant levou o Lakers ao título da NBA e foi também o jogador mais valioso das finais, que ocorreram contra o Orlando Magic.


Miguel Santos & Filipe Sardo

Ler para Crer

Título: O Símbolo Perdido
Autor: Dan Brown

Dan Brown regressa em «O Símbolo Perdido» à personagem de Robert Langdon. Depois do maior sucesso editorial de todos os tempos com «O Código Da Vinci», o escritor norte-americano alia intriga, acção, mistério e História num thriller que acontece em apenas 12h. Cada minuto conta, a cada página uma emoção, uma desconcertante revelação...
Especialista em símbolos, capaz de mergulhar no mais intricado dos enigmas, Robert Langdon envolve-se numa perigosa trama de ocultos segredos. Se em «Anjos e Demónios» desvelava a verdadeira missão dos Iluminati, e em «O Código da Vinci» chega ao verdadeiro significado do Graal, neste «O Símbolo Perdido» é o passado que assombra o pacato professor de simbologia.
Catarina Pinheiro & Catarina Sousa

Ler para Crer

Título: Sei onde Estás
Autor(a): Karen Rose
Perigosa justiça. Kristen Mayhew é uma prestigiada advogada de acusação. Vive com paixão cada um dos seus casos, mas guarda, há muito, um segredo que a mantém solitária. Kristen tem, sem o saber, um admirador silencioso. Observa-a, sabe de todos os seus passos, das suas rotinas e decide assassinar os criminosos que ela leva a tribunal mas que conseguem escapar. Deixa os corpos na bagageira do seu carro e um pequeno bilhete... Protegida por Abe Reagen, o detective que tenta descobrir este bizarro assassino, Kristen redescobre o amor. Ao saber da relação entre Kristen e Abe, o secreto apaixonado reage como se tivesse sido traído e engendra uma vingança.
Catarina Sousa & Catarina Pinheiro

14ª Jornada da Liga Sagres

Paços De Ferreira vs Sporting De Braga - Dia 18 de Dezembro às 20h15 na SporTv1
Vitória De Guimarães vs Rio Ave - Dia 19 de Dezembro às 19h15 na SporTv1
Naval vs Sporting - Dia 19 de Dezembro às 21h15 na RTP1
Vitória De Setúbal vs Marítimo - Dia 20 de Dezembro às 16h00
União De Leiria vs Belenenses - Dia 20 de Dezembro às 16h00
Nacional Da Madeira vs Académica - Dia 20 de Dezembro às 16h00
Benfica vs Porto - Dia 20 de Dezembro às 20h15 na SporTv1
Leixões vs Olhanense - Dia 21 de Dezembro às 20h15 na SporTv1

Daniel e Henrique

É Natal! Vários presentes que podes comprar!!!!!

Estão quase a chegar as férias, e com elas o Natal. Eis alguns ténis que podes pedir e oferecer:

Fallen Mens Shoes Ripper Purple/White

Es Youth Shoes Cessner Mid Black/White

Fallen Trooper SL

Boas Férias, um Bom Natal e um próspero Ano Novo

Skata bué

Pedro e Batista

13ª Jornada da Liga Sagres

Paços de Ferreira 2 - 1 Nacional Da Madeira
Sporting 0 - 1 União De Leiria
Olhanense 2 - 2 Benfica
Académica 2 - 0 Leixões
Marítimo 0- 1 Rivo Ave
Sporting De Braga 0 - 0 Naval
Porto 2 - 0 Vitória De Setúbal
Belenenses 0 - 1 Vitória De Guimarães

Daniel e Henrique

Já sabes onde vais passar as tuas férias de Inverno?


Sejas um apaixondo pela neve , ou gostes de paisagens relaxantes, não interessa porque neste Inverno tens de ter um destino de férias mesmo à maneira. Se não sabes onde ir, eu vou-te a ajudar a escolher o melhor sítio para poderes desfrutar este período sem aulas...
Para os apaixonados pela neve, sejam eles fãs do ski ou do snowboard, ou simplesmente para aqueles que apenas gostam de fazer bonecos de neve aqui estão os melhores locais:
Serra da Estrela, um paraíso nevado mesmo no nosso país:
Serra da Estrela é o nome dado à cadeia montanhosa e à Serra onde se encontra a maior elevação de Portugal Continental, e a segunda maior em território português (apenas o Pico, nos Açores, a supera). Está situada no centro do Parque Natural da Serra da Estrela.O ponto mais alto, a Torre, situa-se no concelho de Seia, distrito da Guarda. Também no concelho de Seia se situa a Estância de Esqui Vodafone, a única estância de esqui de Portugal, desenvolvendo-se a mesma nas encostas da serra que pertencem à freguesia de Loriga. As temperaturas mais baixas de Portugal são registadas no cume da Serra, com mínimas que atingem a marca de -20°C no Inverno.

Serra Nevada, outro paraíso nevado mesmo ao nosso lado
A Sierra Nevada é um maciço montanhoso pertencente ao conjunto das Béticas, concretamente aos sistemas Penibéticos e situado na Andaluzia, Espanha, que se estende pela zona centro-sudeste da província de Granada e parte do sudoeste da província de Almería. Em 1986 foi declarada Reserva da Biosfera pela UNESCO e em 1999 grande parte do seu território foi declarado Parque nacional pelos seus valores botânicos, paisagísticos e naturais. É o maciço montanhoso de maior altitude da Europa depois do Cáucaso e dos Alpes, e o tecto da Península Ibérica, sendo o topo o Pico Mulhacén, de 3.482 m.
Portanto nestas férias já não te podes queixar que não tens nenhum sítio para ir
Francisco Faustino, Nº7 / 8ºA

Frank Lampard



Nome: Frank James Lampard Jr.
Data e local de nascimento: 20 de junho de 1978, Londres, Reino Unido
Altura: 1,83 metros
Peso: 78 quilos
Pé: Destro
Posição: Médio
Clubes: West Ham United, Swansea City, Chelsea.Clube actual: Chelsea
Número: 8

Frank Lampard iniciou a sua carreira de futebolista profissional em 1994 pelo West Ham United, clube de futebol da 1ª divisão inglesa, onde jogou dois jogos, devido ter a sido logo de seguida, em 1995, emprestado a um clube galês Swansea City, onde jogou apenas nove jogos com um golo marcado. Em 1996 voltou ao seu clube, West Ham United, sendo nessas épocas seguintes fazendo jogos fantásticos, no total, de 146 jogos acompanhados de 23 golos. Em Junho de 2001, Frank Lampard, foi transferido para o Chelsea por onze milhões de libras. Após o começo no Chelsea etediante, quando o clube foi vendido a Roman Abramovich, Frank Lampar transformou-se num dos melhores jogadores da Europa e do mundo. Após esse acontecimento foi chamado à selecção, a qual já jogava em 1999 mas por razões extremas.

Frank Lampard jogou pela primeira vez na selecção Inglesa em 1999, mas só conseguiu fixar-se no grupo na época 2003/04. Dois anos depois, já com dois títulos ingleses no currículo, Frank Lampard jogou no mundial.

West Ham United: 148 jogos, 23 golos.Swansea City: 9 jogos, 1 golo.Chelsea: 297 jogos, 87 golos.

Para demonstrar o grande jogador que é:





Miguel Gonçalves, Nº 17

Metalica e Slipknot no Rock in Rio

Os Metalica e os Slipknot são apenas algumas das grandes bandas metal que vão tocar no Rock in Rio no dia 4 de Junho, e tu não o vais querer perder! As nossas fontes indicam-nos que os bilhetes vão estar disponíveis a partir do dia 1 de Março.
Poderás reservar o teu bilhete através do site oficial http://www.rockinrio-lisboa.sapo.pt/ ou em todos os 6 quiosques Rock in Rio na rede de lojas Fnac.
Apesar do elevado número de locais onde poderás adquirir o teu bilhete, a organização do evento adverte que, apesar de não se esperarem filas de espera para a compra dos bilhetes, eles possam esgotar-se muito rapidamente... por isso não te esqueças! ESTÃO À VENDA DIA 1 DE MARÇO!

Gonçalo Poeiras e João Paulo

Ler para Crer

Título: Danças Malditas
Autores: Kim Harrison, Lauren Myracle, Meg Cabot, Michelle Jaffe e Stephanie Meyer
O baile de finalistas, o acontecimento mais importante da vida de estudante do liceu, pode ser verdadeiramente assustador. Tudo tem de estar perfeito, pois é bem provável que nessa noite encontres o amor da tua vida, e terás de estar preparada para enfrentar todos os perigos que possam surgir, quer sejam um vampiro diabolicamente lindo de olhos azuis, ou o Anjo da Morte mais sedutor que alguma vez existiu e que te arrebata o coração, ou mesmo um demónio fascinante que te enfeitiça até te deixar completamente apaixonada, provando que até mesmo a mais malévola das criaturas pode sucumbir ao amor.
Catarina Sousa & Catarina Pinheiro

Filmes de Ficção Científica

É um género de filme, que como o nome indica, recorre a conhecimentos científicos actuais e do futuro. Como a ciência vai avançando, as histórias e as técnicas destes filmes vão avançando também, acompanhadas de muita ficção.
Aqui estão alguns exemplos de filmes de Ficção Científica:
E.T.; Godzilla; O Dia em que a Terra Parou; O Planeta dos Macacos; Star Trek; Armageddon; Eu Sou a Lenda; A Ilha; Aeon Flux; Distrito 9; O Dia Depois de Amanhã; Alien VS Predator; Resident Evil; Planeta 51.

Gil e Sara Barbosa.

Rave 2009

A turma do 9ºA organizou uma rave para o final deste período que será no dia 18 de Dezembro das 14:20h às 17:30h.
A entrada é:
Com bebida - 1.50€
Sem bebida - 1.30€

Vai haver dança, música e muita diversão. Não faltes! (:
Sara Gonçalves e Ana Cristina

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009


Actualiza.t_As notícias do Basket do Barreirense

Olá, para poderes ver os resultados de jogos anteriores, os próximos jogos agendados, e outras notícias do Barreirense, deixo-te aqui o site oficial do Basquetebol do F.C. Barreirense:


Vídeo da semana do Basket:

Os maiores afundanços da temporada de 2009 da NBA


Francisco Faustino

Resumo de História

O que é o humanismo?

· O humanismo é a valorização das capacidades do Homem e do seu desenvolvimento. Os humanistas pesquisaram mais sobre o latim e o grego (a conquista de Constantinopla pelos turcos ajudou muito ao conhecimento desta última língua devido à fuga de intelectuais gregos para as cidades italianas), através das obras dos escritores, filósofos e historiadores da Antiguidade.


Quem eram os humanistas?

· Os humanistas eram intelectuais do século XV e XVI admiradores da arte clássica e dos valores humanos (o Homem no centro do universo). Os humanistas tinham um novo conceito da vida e do mundo, muito diferente do que predominava na Idade Média. Os humanistas desenvolveram também um apurado espírito crítico, particularmente em relação aos problemas da sociedade da época. Substituem a mentalidade teocêntrica (Deus no centro do universo), característica da Idade Média, pelo Antropocentrismo (o Homem no centro do universo/das atenções).


O que é o Renascimento?

· O Renascimento foi uma renovação cultural que ocorreu em Itália no século XV, que se baseava na cultura da Grécia e Roma Antiga.


Como surgiu o Renascimento?

· O Renascimento surgiu após a conquista de Constantinopla pelos exércitos turcos, dando a conhecer a antiga cultura grega e romana. Através desse conhecimento começou-se a tentar imitar a arte da antiga Grécia e Roma.







Quais são as características da pintura no Renascimento?

· As características da pintura renascentista são:

1. Simetria;

2. Horizontalidade;

3. Perspectiva;

4. Naturalismo (paisagem);

5. Composição em triângulo;

6. Retrato;

7. Sfumato (esfumado);

8. Uso da tela;

9. Pintura a óleo.


E quais as características da escultura renascentista?

· As características da escultura renascentista são:

1. Composição piramidal;

2. Utilização da escultura como decoração pública e privada;

3. Representação fiel e naturalista (por exemplo: representação do nú e paisagem).


E quais as características da arquitectura renascentista?

· As características da arquitectura da renascença (fortemente influenciadas pela arquitectura greco-romana) são:

1. O arco de volta perfeita;

2. Colunas e pilastras (das ordens dórica, jónica, coríntia e mista);

3. Cúpula;

4. Frontão;

5. Entablamento.


E quais os progressos científicos verificados na Renascença?

· Os progressos científicos verificados na Renascença foram:

1. Geografia e Cartografia: elaboraram-se guias e roteiros;

2. Astronomia e Cosmografia: desenvolveram-se em íntimo contacto com as navegações, descobrindo-se as novas constelações do Hemisfério Sul;

3. Botânica e Zoologia: dos territórios africanos, asiáticos e sul-americanos também conheceram um desenvolvimento notável;

4. Anatomia: teve um grande impulso, favorecido por médicos e artistas que pretendiam aprofundar o conhecimento do corpo humano praticando a dissecação de cadáveres.


O que tinham em comum todos os reinos da Europa naquela época?

· Os reinos europeus tinham ambos em comum a religião cristã católica.


Como se chamava a principal corrente artística do Renascimento em Portugal?

· A principal corrente artística em Portugal chamava-se a arte Manuelina.


Como se impulsionou o estilo Manuelino?

· O estilo Manuelino impulsionou-se através dos Descobrimentos portugueses.


Quem impulsionou a arte Manuelina?

· Como o próprio nome indica, D. Manuel I foi o grande impulsionador da arte Manuelina.


Que tipos de motivos decorativos se utilizavam na arte Manuelina?

· Os motivos decorativos da arte Manuelina eram baseados na sua quase totalidade por objectos relacionados com os Descobrimentos:

1. Elementos naturalistas (grinaldas de flores, ramagens troncos, etc);

2. Elementos nacionais (esfera armilar, cruz de Cristo e escudo real);

3. Elementos náuticos (têm que ver com a expansão portuguesa: cordas bóias…).


O que foi a reforma religiosa?

· A Reforma religiosa foi um movimento religioso que surgiu no século XVI, liderado por Lutero e Calvino, que vinha contestar as ideias, comportamentos e costumes errados da igreja católica.


Quais eram os principais motivos de descontentamento de muitos cristãos face à Igreja Católica?

· Os principais motivos de descontentamento de muitos cristãos eram:

1. A venda de cargos religiosos;

2. A falta de vocação e preparação de muitos membros do clero;

3. O luxo, a ostentação, e a vida mundana e imoral de boa parte do clero;

4. A venda de bulas de indulgências.


O que eram as bulas de indulgências?

· As bulas de indulgências eram documentos emitidos pela Igreja para o perdão total ou parcial das penitências relativas aos pecados cometidos.


Quais eram os princípios da reforma protestante?

· Os princípios da reforma protestante eram:

1. Autoridade única da bíblia em questões de fé (Lutero traduziu a Bíblia em alemão para a popularizar no seu país);

2. Relação directa do crente com Deus;

3. Alteração da doutrina da Igreja, aceitando apenas dois sacramentos (baptismo e eucaristia), rejeitando os rituais tradicionais e o culto dos santos e da Virgem e instituindo leigos responsáveis pelo culto (pastores).


O que era o princípio da predestinação?

· Segundo Calvino, cada crente estava, desde a origem, destinado por Deus à salvação ou à condenação eterna.


Onde, para além de algumas partes da Alemanha, se acolheram as ideias calvinistas?

· As ideias calvinistas foram ainda acolhidas na Grã-Bretanha. Dando origem, na Escócia, à igreja Presbiteriana. Em Inglaterra, influenciaram a doutrina da igreja Anglicana, estabelecida por Henrique VIII e reforçada por Isabel I, que se declararam seus chefes (e sujeitaram os seus bispos).


Quando é que, em Inglaterra, O rei se torna o chefe supremo da igreja?

· Em 1534, o rei torna-se o chefe supremo da igreja inglesa.


O que é a contra-reforma?

· A contra-reforma era o contra-ataque face à reforma, criando meios para travar o Protestantismo.


Que nova ordem religiosa criou Inácio de Loyola para promoção do Catolicismo?

· Inácio de Loyola criou a Companhia de Jesus para promover o Catolicismo (contra-reforma).


O que é um dogma?

· Um dogma é uma verdade religiosa considerada indiscutível, independentemente da sua lógica ou racionalidade.


E quais foram esses meios criados pela Igreja Católica para travar o avanço do Protestantismo?

· Os meios criados pela Igreja Católica para travar o avanço do Protestantismo foram a Inquisição (Tribunal do Santo Ofício), o Índex, a Companhia de Jesus e alguns dogmas que foram criados e/ou reafirmados no Concílio de Trento.


Que importantes dogmas se estabeleceram no Concílio de Trento (1545-1563)?

· No Concílio de Trento estabeleceram-se importantes dogmas e regras da igreja, que deram lugar a uma verdadeira Reforma Católica:

1. Reafirmaram-se os sete sacramentos da igreja;

2. Defendeu-se o culto dos santos e da Virgem Maria;

3. Atacou-se a teoria da predestinação e defendeu-se a salvação não apenas pela Fé mas também pelas boas acções;

4. Estabeleceu-se a criação de seminários para uma preparação correcta dos membros do clero;

5. Reafirmou-se o celibato do clero e a obrigação de os bispos residirem nas suas dioceses;

6. Insistiu-se na importância do clero e no seu carácter sagrado como mediador na relação entre Deus e os fiéis;

7. Foi publicado o Índex, lista de livros de leitura proibida.


Que influencia teve a Reforma Protestante na Península Ibérica?

· Portugal e Espanha foram pouco afectados pela Reforma Protestante. Contudo, desenvolveram-se violentas perseguições contra aqueles que eram suspeitos de praticar outras religiões que não a católica, principalmente os Judeus.


O que fez D. Manuel I para controlar essa situação religiosa?

· Em Portugal, com D. Manuel I, estes foram forçados a converter-se ao Catolicismo, ou a aceitar a expulsão.


Como se chamavam os cristãos acabados de converter?

· Chamavam-se cristãos-novos aqueles que eram acabados de se converter ao Catolicismo.


Boa Sorte!!!

Gil Gomes, nº.8