terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Dreadlocks

O Dreadlock é uma forma de manter os cabelos que se tornou mundialmente famosa com o movimento rastafari. Consiste em bolos cilíndricos de cabelo que parecem "cordas" caíndo do topo da cabeça.
Os dreadlocks também podem ser chamados de Locks, ou simplesmente Dreads.

História
Ao contrário do que se pensa, os DreadLocks não nasceram com o movimento rastafari e com Bob Marley, o uso de dreads é tão antigo que se torna impossível datar correctamente quando começaram a ser utilizados.
Mas o que se sabe é que povos que habitavam a região da Índia foram provavelmente os primeiros a se utilizar dos locks principalmente por uma questão de practicidade: os cabelos tornavam-se longos e era extremamente difícil cortá-los, então, deixavam que se enrolassem e com o óleo natural do couro cabeludo torciam os cabelos para que conservassem uma forma cilíndrica, que diminuía o volume e tamanho do cabelo original.
Porém os Dreadlocks tornaram-se famosos com o movimento rastafari.
Os Rastafaris não cortam ou penteiam os cabelos por motivos religiosos, baseando-se em citações bíblicas.
Preconceito
Talvez por fugir drasticamente dos padrões de beleza adoptados pela maioria da população ou talvez pela associação do estilo ao consumo de cannabis, o usuário de Dreads sofre um imenso preconceito na maioria dos Países.
O adepto deste estilo pode ter severos problemas para conseguir emprego, e quando o trabalho exige relação directa com o cliente é mais difícil conseguir a vaga.





Miguel Santos & Filipe Sardo

Sem comentários:

Enviar um comentário