terça-feira, 11 de maio de 2010

Daddy Yankee

Daddy antes de se envolver com o mundo da música, no começo dos anos 90, conheceu DJ Playero, um pioneiro no chamado "HipHop Latino". Seu talento começou como um hobby, em festas de amigos do bairro, a Villa Kennedy, um projeto habitacional em San Juan. Ao mesmo tempo de suas festas, ele estava também envolvido em algumas actividades ilegais. Por esse motivo ganhou inimigos na cidade, o que levaram ele ao hospital com uma bala na perna. Esta experiência abriu os olhos de Ayala, e ele jurou encerrar suas atividades de vez. Ayala então procurou a música como profissão integral e explorou o Reggaeton como seu estilo musical principal em uma época em que Rap e Hip-Hop eram norma em Porto Rico.
A persistência de Ayala por dez anos eventualmente pagou-se. Sua ascensão subita a riqueza e fama foram resultado do hit Gasolina (que foi escrito por Eddie Dee e produzido pela dupla, Luny Tunes), de seu álbum de 2004, Barrio Fino. Este álbum vendeu mais de 2,000,000 cópias nos Estados Unidos e também vendeu muito bem na Ámerica Latina, assim como a Europa, Ásia e Austrália.
Ele já apareceu em mais de 70 álbuns, incluíndo compilações como; "Más Flow 2" e "Blin Blin Vol. 1". Ele apresentou-se com Nicky Jam no fim dos anos 90 ao começo dos anos 2000. Ele também apresentou-se com Luny Tunes, DJ Blass, DJ Eric, Eliel, Nas, DJ Tony Touch, Lloyd Banks, Young Buck, Snoop Dogg e muitos outros.
Em 2005, Ayala foi escolhido para um filme da Paramount, "Talento de Barrio". Ayala diz que apesar de o filme não ser autobiográfico, ele representa a vida dele e de outros vivendo nas ruas da América Latina.
Em 2006, Ayala apresentou sua própria linha de roupas, chamada DY. Ele também fez uma parceira com a Reebok para ter seus próprios sapatos e aparatos de esportes, que foram lançados em 23 de maio de 2006.
Ayala também apresenta "Daddy Yankee On Fuego", um show de radio transmitido pela Rede de Rádios ABC.
No DVD bônus de Barrio Fino En Directo, Ayala é lembrado dizendo que ele vai fazer de seu próximo lançamento, The Cartel: The Big Boss, um sucesso. Ele também avisa, "El Cartel, em breve."
Ele foi escolhido como uma das 100 pessoas que mais influenciam de acordo com a TIME magazine.
Ayala tem faixas de participação no novo cd do Luny Tunes e Tainy, Mas Flow: Los Benjamins.
A rixa, ou Tiraera, de Ayala é seu rival de Reggaeton Don Omar e resultou no lançamento de várias músicas dedicadas um ao outro porque ambos se consideram "Rei do Reggaeton".

Sem comentários:

Enviar um comentário