sábado, 1 de maio de 2010

Metallica


Metallica é uma banda americana de heavy metal formada em 1981, na cidade de Los Angeles, Califórnia. Foi fundada quando o baterista Lars Ulrich colocou um anúncio no jornal "Recycler", de Los Angeles. A formação original dos Metallica era: Ulrich na bateria, o guitarrista e vocalista James Hetfield, o guitarrista Dave Mustaine e o baixista Ron McGovney. Estes dois últimos foram mais tarde substituídos por Kirk Hammett e Cliff Burton, respectivamente. Em Setembro de 1986, o autocarro de viagem da banda perdeu o controlo e capotou, resultando na morte de Burton. Jason Newsted substituiu-o dois meses depois, e Newsted deixou a banda 2001 e foi substituído por Robert Trujillo em 2003
Os primeiros lançamentos do Metallica incluíam andamentos rápidos, instrumentais e musicalidade agressiva o que os tornou num dos "Big Four" do subgénero thrash metal juntamente com Slayer, Megadeth a Anthrax. A banda ganhou muitos fãs na comunidade de música underground, e alguns críticos dizem que o lançamento de Master of Puppets em 1986 é um dos álbuns de thrash metal mais influentes e “pesados”. A banda alcançou grande sucesso comercial com o seu álbum intitulado "Black album" em 1991, que estreou em primeiro lugar na Billboard 200. Alguns críticos e fãs acreditavam que o estilo musical da banda mudou, apelando para o público “mainstream”. Com o lançamento de "Load" em 1996, Metallica distanciou-se dos seus lançamentos anteriores, sendo alvo de comentários como "uma abordagem quase rock alternativo", e "a banda tornou-se muito comercial".
Em 2000, os Metallica estiveram entre os vários artistas que apresentaram uma acção judicial contra a Napster por compartilhar materiais protegidos por direitos de autor livremente sem o consentimento dos membros da banda. A resolução foi tomada, e Napster tornou-se um serviço de uso pago. Apesar de atingir o primeiro lugar na Billboard 200, o lançamento de "St. Anger" em 2003 desapontou alguns críticos e fãs com a exclusão de solos de guitarra. Um filme intitulado Some Kind of Monster foi lançado em 2004, documentando o processo de gravação de St. Anger.
Os Metallica já lançaram nove álbuns de estúdio, dois álbuns ao vivo, dois extended plays, uma colectânea, vinte e dois videoclipes, quarenta e quatro singles e finalizou o seu nono álbum de estúdio, "Death Magnetic". A banda tornou-se uma das mais influentes e bem sucedidas bandas de heavy metal em termos comerciais, com cerca de 100 milhões de registos vendidos em todo o mundo, incluindo 57 milhões nos Estados Unidos. A banda já ganhou nove Grammy Awards, e teve cinco álbuns em primeiro lugar na Billboard 200. O álbum de 1991, "Black album", já vendeu mais de 22 milhões de cópias, o que o torna o 25º álbum mais vendido nos Estados Unidos.
Gonçalo Poeiras

Sem comentários:

Enviar um comentário