domingo, 2 de maio de 2010

Resumo de História

O que é o Iluminismo?
• No séc. XVIII desenvolveu-se, na Europa, uma nova corrente de ideias que contribuiu para mudar significativamente a maneira de pensar própria da época e que esteve na origem das grandes revoluções liberais. Esta inovadora forma de pensar ficou conhecida pelo nome de Iluminismo.

Quais as ideias que os filósofos iluministas tinham a propósito do Homem?
• Para os filósofos iluministas, o Homem deve guiar-se pela razão, ou seja, pela sua capacidade intelectual, com vista a melhorar-se enquanto pessoa, progredir e ser feliz. O Homem era, assim, convidado a pensar por si próprio e a ter a coragem de pôr em causa a tradição, os erros, os vícios e os preconceitos existentes.

Qual a origem social dos filósofos iluministas?
• Neste cenário, foram-se afirmando novos ideais políticos e sociais, considerados mais justos e racionais, sobretudo pelos burgueses. Ou seja, a origem social dos filósofos iluministas era o povo, mais concretamente, a burguesia.

Em que acreditavam os iluministas acerca da educação?
• Os iluministas acreditavam ser possível reformar a sociedade, desde que governantes e governados procurassem ser instruídos e esclarecidos. Para tal, era essencial apostar na educação.

O que defenderam os filósofos iluministas?
• Os filósofos iluministas defenderam ideias de liberdade, igualdade e soberania nacional que inspiraram as futuras revoluções liberais.

Quais foram os contributos da Enciclopédia para o desenvolvimento cultural?
• A Enciclopédia sintetizava o saber científico e artístico da época e o tornava mais acessível a todos. Os seus fundadores foram D’Alembert e Diderot, que contaram com a colaboração dos pensadores mais ilustres da altura.

De acordo com o espírito das Luzes, quais os meios/espaços que contribuíram para a difusão das novas ideias?
• O conhecimento difundiu-se largamente. Os meios/espaços que contribuíram para a difusão das novas ideias eram: os cafés, as reuniões nos salões da nobreza e da burguesia, o trabalho nas academias e a proliferação de jornais.

Que influência exerceram as ideias iluministas sobre alguns monarcas da época?
• Os ideais iluministas tocaram a sensibilidade dos reis e imperadores da época. Estes, procuraram realizar grandes obras públicas (hospitais, escolas, etc.) e introduzir reformas económicas e administrativas para modernizar os seus países e melhorar as condições de vida da sua população, sem, no entanto, abdicarem do seu poder absoluto.

Como foi chamado o período da resposta anterior?
• Foi o período do despotismo esclarecido, que constituiria a transição para os novos regimes liberais.

A que se deve o atraso português registado no século XVIII?
• Portugal registava um atraso cultural em relação aos outros países da Europa. Os novos progressos científicos e as ideias iluministas tardavam a chegar devido à censura movida pela Igreja Católica por meio do Índex e da Inquisição.

Quais os factores que levaram à Revolução Agrícola?
• Os factores que levaram à Revolução Agrícola foram:
1. O sistema quadrienal de rotação das culturas;
2. O aperfeiçoamento de instrumentos e o recurso à utilização das primeiras máquinas agrícolas;
3. A introdução de novas culturas muito produtivas, como a batata, o milho e a beterraba;
4. A selecção das melhores sementes e dos animais reprodutores mais robustos;
5. A melhoria dos solos arenosos, com a adição de argila, e a drenagem de pântanos, que permitiram a expansão da área cultivável.

Quais as consequências da Revolução Agrícola?
• As consequências são a melhor alimentação da população, com o aumento significativo da produtividade agrícola, o que levou a uma revolução demográfica, ou seja, a população da Europa subiu a pique.

Quais as condições que justificam a prioridade inglesa no arranque da Revolução Industrial?
• A Inglaterra reunia um conjunto de condições naturais, económicas, políticas e sociais, o que favoreceu o arranque da Revolução Industrial:
1. A existência de portos naturais, rios e canais navegáveis que facilitaram o transporte de produtos e o comércio;
2. A abundância de recursos naturais (ferro e hulha) e de matérias-primas como a lã e o algodão;
3. Um vasto mercado interno e um mercado externo em expansão;
4. O estabelecimento de um regime parlamentar que atendia aos interesses dos grandes agricultores, comerciantes e industriais;
5. A disponibilidade de mão-de-obra que, por falta de trabalho no campo (provocada pela Revolução Agrícola), procurava na cidade melhores condições de vida;
6. Uma burguesia e uma nobreza endinheiradas, possuidoras de um espírito empreendedor, voltado para o investimento na indústria, e que já dominavam o poder político através da sua representação no parlamento.

Quais as razões apresentadas pelas colónias que levaram à redacção da Declaração de Independência?
• Após a Guerra dos Cem Anos, a Inglaterra, para pagar as dívidas contraídas durante o conflito, decidiu aumentar nas colónias norte-americanas os impostos sobre o açúcar, o papel selado e o chá. Perante estas medidas, alguns colonos americanos revoltaram-se, em 1773, na chamada Boston Tea Party. Em resposta, Inglaterra enviou as suas tropas para a cidade e ordenou o encerramento desta, o que provocou o crescimento da revolta nas outras colónias.

Em que ano se deu a Declaração da Independência?
• Em Setembro de 1774, os representantes das colónias reuniram-se no Congresso de Filadélfia, onde reafirmaram o seu desejo de autonomia e decidiram realizar um boicote à importação de bens ingleses. Em 1776, num segundo congresso, foi aprovada a Declaração da Independência e a manutenção da resistência armada contra os ingleses.

Em que ano foi aprovada a Constituição americana?
• A Constituição norte-americana foi aprovada em 1787, na Convenção de Filadélfia.

Em que princípios era baseada a Constituição norte-americana?
• A Constituição norte-americana era (e é) baseada nos princípios iluministas.

Quais as causas políticas, sociais e económicas da Revolução Francesa?
Na 2ª metade do séc. XVIII, França vivia uma crise económica, política e social.
• Economicamente, a ocorrência de maus anos agrícolas contribuiu para a escassez de cereais e outros produtos alimentares, o que provocou o aumento dos preços e surtos de fome. Os gastos excessivos da corte e os elevados custos da participação de França em várias guerras provocaram uma crise financeira.
• Socialmente, havia uma grande desigualdade social: o clero e a nobreza tinham uma enorme riqueza e muitos privilégios (não pagavam impostos e ocupavam os mais importantes cargos na administração, no exército e até na Igreja), enquanto o povo vivia muito pobremente.
• Politicamente, França era um Estado absoluto, onde o rei tinha o poder total sobre o país.

Quando se iniciou a Revolução Francesa?
• A Revolução Francesa iniciou-se em 14 de Julho de 1789, quando o povo, liderado por alguns burgueses e soldados tomou de assalto a Bastilha, libertando todos os seus prisioneiros.

O que simbolizava a Bastilha para o povo?
• A Bastilha, para o povo, simbolizava o poder absoluto do rei, tendo sido depois incendiada e demolida.

Quais as principais medidas tomadas pela Assembleia Constituinte, em 1789, para pôr fim ao Antigo Regime?
• As principais medidas tomadas pela Assembleia Constituinte foram:
1. A abolição dos direitos feudais;
2. A redacção da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão;
3. A nacionalização dos bens do clero;
4. A elaboração da Constituição de 1791.

Quais os grupos sociais que dominavam a Convenção?
• A Convenção era dominada por representantes do povo e da pequena e média burguesia, que pertenciam aos jacobinos.

Porque ficou conhecida a Convenção pelo “Período do Terror”?
• O período da Convenção ficou conhecido como “O Período do Terror” por ter levado à guilhotina inúmeros nobres, membros do clero, intelectuais e simples opositores dos jacobinos.

Porque é que França estava em guerra com outros países da Europa?
• França estava em guerra com os outros países da Europa (que faziam fronteira com esta) porque estes tinham receio que a Revolução Francesa se expandisse para os seus países onde ainda vigorava o absolutismo régio/monarquia absoluta.

Quais foram as etapas da tomada de poder por Napoleão Bonaparte?
• Em 1799, no golpe do 18 do Brumário derrubou o directório e instaurou o Consulado que durou até 1804, quando se intitulou imperador dos Franceses.

Qual a política seguida por Napoleão para derrotar Inglaterra?
• Napoleão instaurou, em 1806, o Bloqueio Continental que pretendia impedir os ingleses de comerciar com os outros países europeus. Por isso, Napoleão tentou conquistar grande parte da Europa, incluindo Portugal.

Em que acontecimento Napoleão foi definitivamente derrotado?
• Numa última tentativa de controlar a Europa, Napoleão voltou a conseguir governar França durante cem dias, sendo, no entanto, definitivamente derrotado na batalha de Waterloo, na Bélgica, no ano de 1815.

Que transformações foram trazidas pela Revolução Francesa às sociedades europeias?
• Em França, realizaram-se importantes reformas governativas como o Código Civil, pelo qual todos eram iguais perante a lei; foi criado o Banco de França; os liceus e estabeleceu-se a neutralidade religiosa do Estado.
As ideias de “liberdade, igualdade e fraternidade” impuseram-se em vários países da Europa onde as monarquias absolutas caíram e deram lugar às monarquias constitucionais e repúblicas, que estabeleciam os princípios de separação de poderes, igualdade de direito e soberania da Nação.

Boa Sorte!!!
Gil Gomes, nº8.

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